top of page

GRUPO ESCOTEIRO CISNE - GE CISNE - 12º SP

O GE CISNE é o único grupo escoteiro do Brasil constituído somente por crianças e jovens com deficiência intelectual/mental.

A história do nosso Grupo começou em março de 2004, quando a Direção do Instituto Cisne teve a ideia de proporcionar também aos jovens atendidos na instituição a participação no Movimento Escoteiro, e, com isso, termos também mais uma ferramenta para trabalhar com esses jovens. Nasceu assim a Tropa Escoteira Cisne, que, da mesma forma que o acampamento de Brownsea, iniciou como um trabalho experimental.

Mas, foi somente em agosto daquele ano que a Tropa Escoteira Cisne deu, efetivamente, seus primeiros passos, época em que passou a realizar as atividades de sede às quintas-feiras, em meio às demais atividades do Instituto Cisne.

Até 2005 não existíamos oficialmente, pois, nenhum dos membros era ainda registrado na UEB - União dos Escoteiros do Brasil. Foi quando fomos acolhidos pelo G. E. Paineiras - 229º/SP e a Tropa Cisne passou a fazer parte do Paineiras, mas as atividades continuaram sendo realizadas no Cisne.

Em agosto do mesmo ano realizamos nosso primeiro acampamento, o 1º ACAMPACISNE, que aconteceu na sede do Cisne.

Em 2006 o Instituto Cisne recebeu, em reconhecimento pelo trabalho realizado através, ou, em conjunto com o Movimento Escoteiro, o Prêmio Escotista Mário Covas Júnior de Ação Voluntária, outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo, em 23 de abril, Dia Mundial do Escoteiro.

Somente em 2007, ano em que se comemorou 100 anos da criação do Escotismo, que realizamos o 2º ACAMPACISNE, ainda na sede do Instituto Cisne.

No final de 2008 já sentíamos que estava na hora de andarmos com as próprias pernas. Já era tempo de nos tornarmos um Grupo Escoteiro, independente e autônomo. Assim, no início de 2009 já começamos a nos preparar. Os jovens com um grau maior de autonomia e compreensão deixaram a Tropa Escoteira para criarem a Tropa Sênior, a Tropa Sênior “Peapuã”, que, em Tupi, significa Caminho das Montanhas. Então, começaram as tratativas e documentações junto à UEB para que essa "emancipação" fosse levada à efeito. Tomamos todas as medidas necessárias, e, em 26 de agosto de 2009 realizamos oficialmente a cerimônia de fundação do Grupo Escoteiro Cisne - 12º / SP.

Desde então, nosso Grupo Escoteiro vem crescendo, aprendendo e amadurecendo. A partir daquele ano os acampamentos passaram a ser realizados anualmente, e outras atividades e excursões também foram se intensificando, cada uma com sua magia, suas alegrias e carinhosas recordações.

 

No ano de 2014 comemoramos nosso 10º aniversário!

 

Sempre Alerta!

bottom of page