top of page

CENTRO DE EQUOTERAPIA DO INSTITUTO CISNE
(filiado à ANDE-BRASIL)

Rua Pitanga, 38 - Carapicuíba-SP

certify_ANDE_2020.jpg

A Equoterapia teve início no Instituto Cisne em 1999, como uma atividade interdisciplinar que abrange as áreas de saúde, educação, desporto e interação social, com o emprego do cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e sócioeducacionais.

É uma atividade que demanda a utilização do corpo inteiro do paciente, o que contribui para o desenvolvimento de força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, consciência corporal, coordenação motora e equilíbrio.

A própria interação do paciente com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, desde o manejo até o ato de montar, já desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e construção de uma autoimagem capaz e autônoma.

Além disso, durante a sessão, é proporcionado ao praticante uma variada gama de estímulos cognitivos com associações pedagógicas, cujo resultado é a melhora da atenção/percepção e, consequentemente, melhora da autonomia.

 

Os atendimentos acontecem todas as 2ª, 4ª e 6ª feiras, nos períodos da manhã e da tarde, com a prática de montaria acompanhada e dirigida por equipe transdisciplinar (1 psicóloga, 2 fisioterapeutas e 1 equitadora) com 5 praticantes por período, onde o objetivo é a construção progressiva de sua autonomia, na medida em que interagem com o cavalo.

 

O cavalo, como instrumento terapêutico, proporciona movimentos tridimensionais, variáveis, repetitivos, com ritmo e cadência, nos quais se pode graduar a intensidade e a quantidade de informações sensoriais à pessoa com deficiência.

 

Como resposta terapêutica, os resultados são benéficos, sobretudo nas crianças e jovens com paralisia cerebral e autistas, pois apresentam aumento da tolerância (menos irritabilidade), melhoria da percepção corporal, melhoria da atenção, maior proximidade e contato com o animal (condução e cuidados) como também aceitação ao contato físico e visual e diminuição dos movimentos estereotipados, transformando-os em movimentos funcionais. A fala pode se apresentar mais contextualizada e com maior facilidade na expressão de seus desejos.

 

Pode-se dizer que essa metodologia data de 500 a.C., instituída por Hipócrates, quando já aconselhava a prática equestre para regenerar a saúde, preservar o corpo humano de muitas doenças e no tratamento de insônia e mencionava que a prática equestre, ao ar livre, fazia com que os cavaleiros melhorassem seu tônus. Por isso, adotou-se o sufixo TERAPIA que vem também do grego THERAPÉIA, parte da medicina que trata da aplicação de conhecimento técnico-científico no campo da recuperação da saúde; o prefixo EQUO vem do latim EQUUS (equino).

 

CFM - Conselho Federal de Medicina reconheceu, em 1997, a Equitação Terapêutica como prática terapêutica.

 

bottom of page